************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A televisão e seus riscos

Texto de Giovanna Mercês, aluna do 7º ano do Colégio Pequeno Príncipe.

Um simples aparelho, que tornou-se com o passar das décadas o mais importante e popular meio de comunicação. Junto com sua instantaneidade, comodidade e praticidade, porém, vieram seus malefícios, que ao analisarmos cuidadosamente, percebemos que são consequências do mau uso do homem em relação a essa tecnologia.


A propagação da informação é algo que não se pode levantar críticas em relação à sua eficácia, mesmo que os apresentadores não sejam imparciais e deixem quase explícito seu ponto de vista. Por outro lado, a falta de criticidade gera apenas a aceitação do que é imposto pela televisão. A sociedade não se interessa mais em refletir o seu ponto de vista (abstinência do pensamento).


Muitos programas são realmente interativos, recheados de curiosidades e conhecimentos importantes, além de proporcionar entretenimento (mesmo com as piadas ultrapassadas dos programas humorísticos). Outros, menosprezam o grau de inteligência humana, sem nenhum objetivo (quaisquer que seja), podendo induzir a uma mentalidade restrita e nada intelectualizada.


Para complementar, a TV provoca vícios que não alteram só o psicológico, como o próprio físico e a disposição. Assíduos telespectadores, não conseguem sair de frente da “telinha”, facilitando o sedentarismo, pela falta de exercícios físicos, e consequentemente a obesidade. Ainda existem problemas relacionados a órgãos visuais e musculares.


O aluno que dorme tarde assistindo-a, acorda indisposto, cansado, não presta atenção suficiente nas aulas ou não faz, por exemplo, uma boa prova. Fatores estes que levam a queda brusca do rendimento escolar.


Não obstante a importância da televisão em nossas vidas, há de se concordar que ela impede muitas vezes a socialização do indivíduo com um grupo ou a quebra de laços com a leitura. Todavia como citado anteriormente, se os homens soubessem usá-lo de forma correta, seria uma fonte de conhecimento e entretenimento imbatível. O empecilho é que ainda não sabem conciliar essas duas funções e não perder conteúdo. A população também deve se impor e não se curvar a mais um dos inventos do homem.

Nenhum comentário: