************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A humanidade entre a obrigação e a liberdade

Por Ana Vitória Boa Sorte e Bárbara Muniz
Alunas do 9º A do Colégio Pequeno Príncipe

"Nós somos milhões. Fazemos parte da criação ou evoluímos ao longo do tempo, mas isso não vem ao caso. São rostos e corpos diferentes, mas todos iguais nos direitos e nos deveres. Não há uma raça superior à outra, afinal, a única raça existente é a humana.

Negros, brancos, mestiços, todos iguais. Preconceito, discriminação e racismo são pensamentos insanos de quem desconhece a própria origem. Todos nós somos responsáveis pelo fracasso ou pela evolução da humanidade. Respondemos pelas catástrofes naturais, pelo desequilíbrio do planeta, pela poluição de rios e pelo aquecimento da terra. Somos a causa dos problemas econômicos e de toda a injustiça existente. Somos os culpados pelas perdas e os herois das vitórias.

Não há como se isolar do mundo. Vivemos em sociedade, o homem é o núcleo da criação e os defeitos que há em sua morada são decorrentes da falta de atenção geral. Não há um único causador, há milhões.

Inflação, crimes, suicídios assassinatos, mortes, exploração, abusos... O problema não é de quem pratica ou de quem sofre, é do planeta inteiro. As leis que criamos, as formas de vida que adotamos, os trabalhos que escolhemos, o modo que escolhemos para sobreviver. A partir disso é que surgem as nossas preocupações.

É óbvio que não existem só defeitos, existem avanças na sociedade atual. São eles que farão nossa geração ser bem lembrada, não apenas as latas do refrigerante consumido como se fosse água, o vício das drogas, do álcool ou violência absurda solta pelas ruas. Há novidades que nos fizeram evoluir. Não estamos falando apenas daquelas trazidas pela ciência, pela engenharia ou pela medicina, mas também por outras formas de esforço existentes, como a iniciativa privada, por exemplo, e pessoas com senso de responsabilidade socioambiental.

A pluralidade é a lei da vida, a lei da natureza. É a partir da ideia do plural que família se torna famílias, que amigo se torna amigos, pessoa se tornam pessoas e o homem, finalmente se torna humanidade. A humanidade somos todos nós: crianças, adultos e idosos. Somos causadores dos problemas, mas é também em nós que reside a solução.

A humanidade precisa aprender a viver a liberdade sem fugir das suas obrigações para com o planeta e para com o próximo. Nossos principais desafios hoje são cuidar do planeta em que vivemos e aprender a conviver com as diferenças, respeitando a pluralidade e cuidando do outro. Isso é fazer o bem, sem olhar a quem..."

Nenhum comentário: