************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Jardim noturno alimentado com energia solar

É à noite que este jardim, discreto durante o dia, ganha vida. Enormes flores iluminam-se, mudando de cor ou variando a intensidade da sua luz. Ao mesmo tempo, uma música indefinida surge não se sabe bem de onde. O ambiente assim criado é de beleza e tranquilidade e dir-se-ia até que estamos num local paradisíaco. Porém, estamos numa das regiões mais conturbadas do mundo: o Night Garden situa-se em Israel, em plena cidadela de Jerusalém, e foi recentemente inaugurado por ocasião do 1º festival "Light in Jerusalém".

Além da relva, nada neste jardim é natural. Tudo é alta tecnologia. As flores são feitas de uma estrutura de aço coberta por uma malha metálica e as folhas e pétalas são executadas em painéis de vidro cortadas a laser. A luz é produzida por LEDs multicoloridos alimentados por um sistema de placas solares e acumuladores que armazenam a energia captada durante o dia. O projeto, concebido pelo atelier O*GE em parceria com a Israel Electric Corporation, pretende sensibilizar as pessoas para a utilização de energias alternativas não poluentes. À noite toda a instalação não consome mais do que 1300 Watts/hora.

Nenhum comentário: