************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


sábado, 26 de junho de 2010

As fantásticas salas do conhecimento

Biblioteca da Universidade de Coimbra (1290) - Portugal

Ao longo de toda a existência, o homem sempre buscou formas de perpetuar o seu conhecimento e transmiti-lo a gerações futuras. O que seria da história ou do conhecimento se os episódios e vicissitudes da humanidade não estivessem escritos e armazenados em algum lugar? Simplesmente seriam fatos que muito rapidamente se tornariam lendas.

Todos nós temos um local que nos fascina. Um local que possui uma aura quase mágica que nos faz pensar e refletir sobre os mais diversos aspectos. Um dos locais que mais me fascina e atrai é uma biblioteca antiga, cheia de livros e conhecimento. Percorrer o mesmo local que alguém percorreu há centenas de anos, prateleira após prateleira, armário após armário, com livros que outrora foram a única porta aberta para o conhecimento e evolução da própria humanidade é uma experiência arrebatadora.

Saber que alguns dos livros de uma biblioteca foram outrora folheados por alunos e mestres que muito possivelmente alteraram a realidade humana através dos suss contribuições em áreas como a medicina, filosofia, engenharia ou poesia, torna toda a experiência de estar num local destes, no mínimo, fascinante.

Deixo-vos algumas imagens destas fantásticas salas de conhecimento:

Biblioteca Abbey (613) -Suiça
Real Gabinete Português de Leitura (1837) - Rio de Janeiro

Biblioteca Strahov (1143) - Sala de Teologia - Rep. Tcheca


Biblioteca George Peabody (1857) - EUA

Biblioteca do Mosteiro Beneditino (1074) - Áustria

Biblioteca do Palácio e Convento de Mafra (1715) - Portugal
Biblioteca do Mosteiro Melk (1089) - Áustria

Biblioteca Sansovino (1560) - Roma - Itália

Biblioteca do Colégio Trinity (Século XVI) - Dublan - Irlanda

Biblioteca do Vaticano (Século IV) -Vaticano - Roma

Biblioteca Nacional da Áustria, Viena (1493)

Biblioteca Klemention (Praga, República Tcheca)

Clique nas imagens para vê-las em melhor resolução. Vale a pena obrservar os detalhes.

Nenhum comentário: