************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


terça-feira, 22 de junho de 2010

Crescimento da intolerância religiosa

Normalmente, os fanáticos religiosos não sabem nada sobre o mundo em que vivem , mas têm uma "certeza" brutal sobre o mundo em que não vivem: o de Deus. Sempre com seus livretos ditos sagrados nas mãos, acham que podem impor suas crenças a outros e força-los a "respeitar" sua fé.

O relatório intitulado “Limitação Global à Religião”, publicado por Foro Pew sobre Religião e Vida Pública, de Washington, é assustador. Cerca de 32% dos países praticam um alto nível de intolerância religiosa. Estes 32% correspondem a 70% da população mundial. Isso significa que milhares de pessoas não gozam do direito fundamental de ter a crença que quiserem ou mesmo de não a terem.

Se a ele se adiciona a porcentagem dos países nos quais a tolerância existe mesmo que não de modo agudo, cifras enormes são alcançadas. O informe Pew diz também que as áreas de maior liberdade são aquelas onde há forte presença de ateus e agnósticos como a Europa ocidental.

Terreiro de candomblé destruído por evangélicos
Nos países islâmicos, existe quase que um extermínio de cristãos. Em 2009, os muçulmanos mataram trinta sacerdotes, dois religiosos, dois seminaristas, três voluntários leigos cristãos. Outras centenas foram presos ou agredidos.

Em países como o Brasil, a coisa se inverte: a maioria dos "inquisidores" se refere a cristãos que perseguem os adeptos dos cultos afros. O crescimento das queixas de intolerância, segundo dados da polícia, chega a 400 % este ano. Muitos casos não chegam à polícia, o que prova que o fenômeno é muito maior. O recente caso de Robinho e dos jogadores do Santos, que se recusaram a distribuir ovos de páscoa a crianças de creche kardecista, é um episódio emblemático, mas nem ao menos está contabilizado;

Cristão sendo agredido no Egito

Fontes:

http://josefranciscoartigos.blogspot.com
http://pewforum.org/
http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/tag/liberdade-religiosa
http://extra.globo.com/rio/materias/2009/01/29/ameacas-contra-fieis-destruicao-de-simbolos-religiosos-sao-face-mais-cruel-da-intolerancia-754188971.asp

Um comentário:

Yussef disse...

Preocupante. A imaturidade da maior parte da humanidade gera este tipo de comportamento PRIMATA, ou seja SÍMIO.

Precisamos retirar as lentes distorcidas da intolerância e entender que somos literalmente irmãos (do ponto de vista do DNA, mesmo, não religioso).