************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Esculturas vivas de Robert Cannon

As esculturas de Robert Cannon conferem um novo sentido ao conceito de arte naturalista. As suas instalações são construídas maioritariamente a partir de betão, mas não substituem os elementos naturais envolventes; pelo contrário, fundem-se neles. Terraform - assim se chamam estas manifestações artísticas que não têm lugar em museus, procurando antes uma unidade entre Homem e Natureza no espaço público.

Nas palavras do próprio artista: "Adoptei o termo 'Terraform' tal como é utilizado pela comunidade aeroespacial, remetendo para a tentativa de alterar ecologicamente um corpo estranho (tome-se Marte como exemplo), para que este se torne habitável, isto é, ecologicamente sustentável. É isso que tento fazer nos meus trabalhos: aplico a noção de 'Terraform' não a outros planetas, mas sim à cultura do mundo, para a tornar mais habitável. As 'Terraforms' recusam a produção de mais objectos mortos".

As esculturas de Robert Cannon são geralmente instaladas sobre material orgânico que, ao preencher toda a estrutura interna da peça através dos canais construidos em betão ou metal, possibilita o crescimento natural e integrado de vários tipos de plantas na própria escultura. As peças possuem ainda canais de irrigação para evitar a desidratação e a morte das plantas. Tal como jardins, as 'Terraforms' interagem com o meio ambiente.



"Até ao momento, o movimento ecológico tem vindo a manifestar-se sobretudo nas ações e atividade científica de engenheiros e ativistas ambientais, mas agora os artistas devem também intervir, trabalhando o significado de todo o processo e apresentando-o perante o público em geral e não somente à restrita comunidade das artes. Estamos a assistir a uma mudança no relacionamento entre o Homem e a Natureza e essa alteração refletir-se-á na arte global. Devemos esquecer o Pós-Modernismo; o Modernismo não morreu, a Arte Ecológica é o próximo capítulo da sua evolução e será vista como a maior corrente artística deste século", afirma Robert Cannon.

Dado este manifesto do artista, não é estranho que muitas das suas esculturas assumam formas humanas ou reproduzam figuras animais.

Em declarações ao obvious, o artista diz que pretende trazer uma das suas instalações para o Brasil, país que espera visitar ainda este ano. "São Paulo parece-me um local fascinante. Todas as imagens que vi até agora são espantosas. Espero visitar o país este ano, sondar e estudar possíveis localizações para as minhas instalações e estabelecer contactos na comunidade artística local", refere Robert Cannon.



Nenhum comentário: