************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Epicuro e a Felicidade

Por Francisco Renaldo Costa

Epicuro foi um filósofo grego que nasceu mais de 2300 anos atrás. Fundou o epicurismo. Seus seguidores eram conhecidos como filósofos do jardim, pois aprendiam em um jardim na cidade de Atenas. Uma de suas principais preocupações foi descobrir como alcançar a felicidade. Suas idéias continuam conhecidas e praticadas na atualidade. Sua teoria básica é que todas as coisas boas ou ruins vêm das sensações. Todo o prazer é bom, e toda a dor é ruim. Portanto, para alcançar a felicidade, devemos tentar maximizar toda quantidade de prazer que experimentamos. Ele alegou que nada na vida tem qualquer valor, exceto o que pode nos causa prazer. Se nos concentrarmos em maximizar todo potencial de felicidade, então, em última instância nós vamos colher os frutos desse prazer.

Ele acredita que devemos experimentar e buscar o prazer evitando sempre a dor. Resta-nos então encher nossas vidas de todo prazer possível, ao invés de buscarmos apenas a dor. O uso de drogas, não se encaixa no princípio mencionado acima. Mesmo que possa dar prazer imediato sob uma forma de elevado nível , drogas nos causa dor a longo prazo, porque introduz o vício, uma saúde ruim, e transforma nossas vidas em confusão. Epicuro adverte contra os excessos, na verdade, porque muitas, estes, vezes levam a conseqüências negativas.

Ele percebeu que o pior assassino da felicidade é o medo do futuro, uma vez que introduz uma dor na forma de medo. Se alguém pode enfrentar o futuro com confiança, então está propenso um ser mais feliz.

Não era contra os bens de luxo sob quaisquer circunstâncias. Acredita que devemos consumi-los se eles estão facilmente disponíveis. Ao contrário, entende que o Esforço de comprar-lhes muitas vezes não valia a pena o prazer de consumi-los. Devido a isso, torna-se dependente de tais necessidades, abrindo um caminho para a miséria, porque gera mais sofrimento do que prazer.
Imagina que esses desejos não eram naturais, mas que nos foi dado pela sociedade e falsas crenças. Quanto mais possuímos, mais temos que se preocupar. Portanto, não desejos desnecessários e por isso devem ser eliminados, tanto quanto possível.

Um dos maiores prazeres da vida encontrava-se na amizade. Entende que bons amigos são relativamente fáceis de se obter, e contribui para um fluxo quase infinito de prazer. Uma grande mansão cheia de luxos, mas vazia de amizade traria menos prazer do que uma pequena casa que é compartilhada com amigos de verdade.
Devido a isso, ele defendeu que para sermos felizes devemos nos esforçar para encontrar amigos. Aderir a um clube, iniciar um curso, ou jogar um esporte sem fim de formar ligações com seus colegas humanos. Uma maneira certa para a felicidade é passar mais tempo se socializando.
O medo da morte é bobagem. Acreditava que era uma morte simplesmente o esquecimento, sem sentimentos. Porque não havia nenhuma dor envolvida, porque você não pode sentir nada, ele disse: “A morte não é nada para nós”.

Universalmente, Epicuro é um filósofo muito interessante e digno de sua fama. Sua receita é simples e óbvia: Ser Feliz é levar uma vida pautada no prazer, que por sua vez não resume-se no prazer físico unicamente, mas sim numa boa vida.
São muitos os caminhos para a felicidade, basta escolher!

Nenhum comentário: