************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Uma religião no meio do caminho

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna." (João 3:16)

No século II, várias correntes de pensamento filosóficas e místicas vindas da Ásia Menor, Egito, Síria e até da Pérsia, proliferaram-se em Roma. A religião sofria a indiferença de seus fiéis, que cumpriam os deveres religiosos como obrigação, sem muita convicção e fervor. Os deuses do panteão Greco romano já não exerciam mais a mesma influência sobre a população e cada vez mais os cultos estrangeiros, praticados em cerimônias secretas, com rituais e celebrações mais atraentes que falavam de uma existência mais feliz em um reino celestial conquistavam uma população formada em grande parte por escravos e gente desesperançada.

Entre esses cultos, florescia um desde a metade do século I, divulgado por seguidores de Jesus de Nazaré. A vida de Jesus é cercada de mistérios, o que sabemos sobre ele e seus ensinamentos foi transmitido oralmente, a princípio, e depois compilado em textos que formam um conjunto de quatro livros conhecido com Evangelho (do grego Evangélion, “Boa nova”) e que fazem parte do Novo testamento. Nos evangelhos estão descritos os preceitos morais que Jesus pregou: a bondade de um único Deus e pai de todos, indistintamente; a fraternidade à luz da caridade e do amor ao próximo; a pátria celestial; a renovação íntima; a pureza de sentimentos. Jesus era visto pelos líderes e sacerdotes judeus como uma ameaça às tradições, e pelos romanos com um subversivo, que poderia encabeçar uma revolta contra Roma. Por esta razão foi preso, julgado, condenado e crucificado aos 33 anos durante o reinado de Tibério, o sucessor do imperador Augusto.

Nenhum comentário: