************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


sábado, 8 de maio de 2010

Leonid Afremov: Pintura com espátula


Leonid Afremov é um pintor moderno que se caracteriza fortemente pela pintura de alto contraste, contraposição de cores e técnica de pintura a óleo com espátula. Nasceu em 1955 na Bielorrússia e mais tarde se estabeleceu em Israel. Graduou-se em arte na Fundação Vitebsk Art School, fundada por Marc Chagall em 1921, por onde também passaram Malevich e Kandinsky. Atualmente Afremov reside na Flórida.

Seus traços adotam um sentimentalismo apaixonado, onde as cores, apesar de fortemente contrastadas e contrapostas furtivamente, carregam um tom de romantismo noturno e úmido. Na maioria de suas paisagens é noite, mas apesar disso todas as cores possíveis podem se encontrar ali, tornando o quadro uma noite carregada de luzes intensas, o que traz para sua pintura um tom onírico. Suas noites parecem sempre ter acontecido depois de uma chuva, daquelas que espantam todos da rua, e sobram apenas o cheirinho de mato molhado e algum passante de guarda-chuvas.

Sua pintura é marcante e apesar de grosseira na técnica ela é delicada em sua forma resultante. Em seus quadros ele cria apenas uma visão básica da imagem – que de fato é uma característica da técnica em espátula. Dessa forma pode ser visto o tamanho dos traçados, que separadamente são uniformes, mas que vistos como um todo, um ao lado do outro, formam uma imagem concisa. Alguns pontos de seus quadros podem nos remeter à pintura pacífica e quase “desfocada” do Impressionismo.

Em alguns quadros vemos pessoas em seus afazeres artísticos, como músicos e dançarinos. Nesses elementos ele é capaz de ir mais além e dar movimento e ritmo às pinturas. Torna-se quase um quadro musical, pode-se ouvir a música que o personagem dança ou canta apenas por seu movimento corporal... Através desses e de outros elementos que são comezinhos, Afremov consegue transmitir melindrosamente a poética cotidiana que só a arte pode expor de forma sublime e completa.

Afremov diz em seu site “Eu tentei diferentes técnicas durante a minha carreira, mas eu particularmente me apaixonei por pintura com óleo e espátula. Cada obra de arte é o resultado de longo processo de pintura, cada tela é carregada durante a pesquisa criativa, cada pintura é cheia de meu mundo interior. (...) Acredito que a arte nos ajuda a estar livres de agressividade e depressão.”

Nenhum comentário: