************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Ceticismo

O fundador dessa nova corrente filosófica chamava-se Pirro. Nascido em Élis, ele participou de uma expedição na Índia, onde entrou em contato como pensamento brâmane Ao retornar fundou sua escola e pregava uma idéia radical: a de que seria impossível conhecer verdadeiramente qualquer coisa. Os céticos admitiam a existência da realidade, mas os seres não teriam nenhum instrumento para atingir a verdade de qualquer coisa. Em outras palavras, a filosofia deveria ser uma negação e não uma busca.

A principal conseqüência dessa idéia é que todos os valores sociais – que regem o comportamento e a relações entre os homens – deveriam ser desprezados. Segundo os céticos, portanto, para atingir a felicidade, o indivíduo deveria dirigir uma indiferença absoluta aos costumes e aos acontecimentos da vida. O homem feliz seria aquele que tivesse atingido o estado de ataraxia, palavra grega que designa imperturbalidade, o estado de paz tal como concebido pelo ceticismo. A própria palavra ceticismo diz respeito às idéias destes pensadores; deriva da palavra grega askesis, que significa exercício de reflexão, meditação: cético, ao pé da letra, designa uma pessoa pensativa, absorvida em si mesma e, portanto, ausente do mundo.

Isso é que é impertubalidade!

Nenhum comentário: