************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esculturas com tampões de rodas de automóveis

O valor das coisas não está no fato de serem novas ou velhas, úteis ou inúteis. O valor está no uso que fazemos delas, na forma como as combinamos e no significado que lhes damos. Em termos de construção não existem portanto materiais nobres e materiais pobres mas sim uns mais adequados que outros a uma determinada situação. Se, porém, nos servirmos de materiais já transformados e os reutilizarmos estaremos a acrescentar uma mais-valia ao nosso produto, uma vez que lhes damos novos usos e significados sem que haja desperdício. Esta parece ser a perspectiva de Ptolemy Elrington ao criar as suas esculturas de animais com tampões de rodas de automóveis.



Ptolemy Elrington procura deliberadamente objetos abandonados, lixo ou ferro-velho e procura ver neles algo mais do que aquilo que são. Picasso foi talvez o primeiro a fazer isso com a sua surpreendente cabeça de touro, de 1943, criada através da junção de um guiador e de um assento de bicicleta. Ptolemy, porém, fixou-se em objetos mais modernos e mais industriais: tampões de rodas de automóveis. E, apesar de se poder encontrar uma grande variedade destes objetos usados, não é isso que retira criatividade e sentido estético ao seu trabalho.




Nenhum comentário: