************************************************************************************************************************************************************************************

"Somos formados e moldados pelos nossos pensamentos. Aqueles cujas mentes são construídas sobre pensamentos altruístas espalham alegria através de suas palavras e ações. A alegria os segue como uma sombra e nunca os abandona.” (Buda)

************************************************************************************************************************************************************************************


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Orígenes

Foi o mais importante discípulo de Clemente, assim como o maior pensador da Escola de Alexandria foi Orígenes. A base da sua filosofia se encontra na doutrina cristã conforme exposta pela igreja. O filósofo dizia que Cristo é a fonte de Luz e que a Igreja reflete essa luminosidade, assim como a lua brilha porque é iluminada pelo sol. Ele sustentava que fora da igreja não é possível encontrar salvação, felicidade e encontro com Deus. Conforme Orígenes, o alicerce da Igreja consistia na autoridade que Cristo teria transmitido aos apóstolos no momento em que fundou a Igreja. Essa autoridade, por sua vez, seria transferida ao longo dos séculos por meio da religião cristã como se ela fosse um patrimônio que se transmite às gerações futuras na forma de uma herança espiritual. Dessa forma, desobedecer à tradição cristã significa cair em erro; não fazer parte da Igreja significa caminhar na escuridão. Na encíclica de João Paulo II há um texto que expressa as mesmas concepções de Orígenes. Observe:
“Na base de toda reflexão feita pela Igreja está a consciência de ser depositária duma mensagem, que tem a sua origem no próprio Deus. O conhecimento que ela propõe ao homem não provém de uma reflexão sua, nem sequer da mais alta, mas de ter acolhido na fé a palavra de Deus.”

A igreja, que se desenvolveu a mesmo tempo em que o poderio de Roma era destruído de forma definitiva, absorveu a idéia romana da autoridade e veio a se organizar de forma semelhante à da civilização romana, especificamente em termos de sua autoridade diante do mundo. Grande parte da obra de Orígenes é dedicada à interpretação da Bíblia e à defesa da fé cristã.

Nenhum comentário: