Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Pais da Igreja, os primeiros teóricos —- daí "Patrística" —- e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.
Foram os pais da Igreja responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pelo elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradição Católica.
A Patrística divide-se geralmente em três períodos:
* até o ano 200 dedicou-se à defesa do Cristianismo contra seus adversários (padres apologistas, como São Justino Mártir, etc.).
* até o ano 450 é o período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (Santo Agostinho, Clemente Alexandrino, etc.).
* até o século VIII reelaboram-se as doutrinas já formuladas e de cunho original (Boécio, etc.).
12 comentários:
Faltou conteúdo !
Faltou conteúdo!
vao dar o tobaaaaa ...... fechoooooooooo!!!!!!!!!!!!!! tobaaaaaaaa!!!!!! ããã kathorrrooooo
claudia va toma no tobaaa
po que tu nauum respomdy? craudia leitttyyyy
pasa o teu wattzappyh craudinhaah
Vá pro inferno pedir whatsapp do satanás seu ridículo.Por que sua mãe não lhe deu educação? Você nasceu de uma indigestão foi?! Seu projeto científico.
Q bosta
um bom resumo só a religião patristica da filosofia
um bom resumo só a religião patristica da filosofia
Bando de pau no cu, bom texto bem resumido
vão criticar suas avós seus restos de aborto, faltou conteúdo meu piru
kkk
Postar um comentário